Apoio de empresas na realização de investimentos para a aquisição de equipamentos, sistemas ou para a implementação de soluções que contribuam para a transição energética e para o alinhamento com uma trajetória de neutralidade carbónica, através de ações que visem a redução das emissões de gases com efeito de estufa, a incorporação de energia de fontes renováveis, a diminuição do consumo de energia primária, a gestão eficiente da água, a descarbonização da mobilidade, a gestão eficiente dos resíduos, a circularidade e a proteção e valorização da biodiversidade.
As entidades beneficiárias podem assumir a dimensão de PME ou de Grande Empresa.
O pedido de financiamento é formalizado num dos bancos aderentes a esta linha em protocolo com o Banco de Fomento. Depois da análise pelo banco, o pedido também é analisado por uma SGM tendo em vista esta assegurar até um máximo de 80% de garantia.
Por empresa o montante máximo de financiamento é de 750.000 €.
O financiamento assume a natureza reembolsável, com prazo máximo até 15 anos (inclui um período máximo de carência de 4 anos) e juros (Euribor + Spread, entre um mínimo de 1,325% até um máximo de 3,464%).
A comissão de garantia mútua varia entre um mínimo de 0,657% até um máximo de 5,118%.
As instituições de crédito também poderão cobrar uma comissão de montagem e de estruturação da operação até 0,25%.
O financiamento pode ser convertido até um máximo de 20% de perdão de dívida caso sejam atingidas metas de aumento do volume de negócios, de redução de consumo de água e de energia, a avaliar no ano seguinte ao ano de avaliação (ou seja, se o exercício completo após a conclusão do projeto é 2025, então a aferição é feita em 2026).
Contacte-nos para mais informações: (+351) 217 121 050 | geral@financertus.pt